quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Rota Paleontológica e Rota do Pampa Gaúcho
O brevet Audax Randonnée 200 km Santa Maria partirá da cidade de Santa Maria (RS), passando por Júlio de Castilhos (RS), retornando a Santa Maria (RS), seguindo depois até São Sepé (RS) e retornando então ao ponto de partida.
Situada numa zona de transição entre a Mata Atlântica e o Pampa Gaúcho, com grande potencial turístico, a região central do Rio Grande do Sul, onde se localiza a cidade de Santa Maria, propicia, na modalidade de ciclismo de longa distância, que se descortinem diferentes regiões, paisagens e culturas em solo gaúcho.
O trajeto do Audax 200 km permitirá ao ciclista visualizar a significativa mudança de paisagem do trecho norte (serra, Mata Atlântica) para o trecho sul (planícies com coxilhas - Pampa), percorrendo parte da Rota Paleontológica, que se estende na parte central do Estado do Rio Grande do Sul, e parte da Rota do Pampa Gaúcho, que se direciona para a fronteira sul, passando por pontos interessantes e curiosos, como o monumento que marca o centro geográfico do Rio Grande do Sul e o Museu Ufológico. O roteiro tem a intenção de chamar a atenção para o potencial cicloturístico da região.
Rota paleontológica
O geoparque da Paleorrota, ou Rota Paleontológica, é assim conhecido porque abriga diversos fósseis que remetem à história geológica da terra,quando havia somente um continente (Pangeia). Trata-se da principal rota de geoturismo do Rio Grande do Sul, grande área pertencente ao período Triássico e Permiano, com idades que variam de 210 a 270 milhões de anos atrás (Formação Caturrita e Formação Santa Maria).
Conta com diversos sítios paleontológicos, onde viveram dinossauros como os rincossauros, estauricossauros, guaibassauros, sacissauros, unayssauros e tecodonetes, dentre outros. A região possui museus com informações sobre sua história geopalentológica.
Fontes parciais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_no_Rio_Grande_do_Sul
http://www.cprm.gov.br/geoecoturismo/geoparques/quartacolonia/introducaocolonia.html
Rota do pampa gaúcho
O Pampa estende-se por boa parte do Rio Grande do Sul, seguindo pela Argentina e pelo Uruguai, e em suas belas pradarias encontra-se um bioma único, com animais e plantas não encontrados em nenhum outro lugar do mundo.
Suas expressões socioculturais populares também são bastante particulares: as arquiteturas paisagísticas e urbanas, as antigas estâncias, as charqueadas, os haras e as formidáveis belezas naturais compõem o retrato vivo das diversas fases da história sul-riograndense, em meio às criações de gados, ovelhas e cavalos, possibilitando a vivência das lides campeiras
No Pampa Gaúcho pode-se fazer uma viagem no tempo, revivendo a época da Revolução Farroupilha(1835-1845). As marcas dos ideais farroupilhas estão gravadas em cada fazenda. Cenário de lutas históricas e libertárias, a zona do Pampa gaúcho caracteriza-se também pela marcante influência dos países do Prata, devido à proximidade com o Uruguai e a Argentina.
Fontes parciais: http://www.turismo.rs.gov.br, com textos de Álvaro Machado.
http://www.vivernocampo.com.br/turismo/turismo.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
...uma verdadeira aula de história. Audax também é cultura.
ResponderExcluirParabéns!!!!